sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Tecido Nervoso

        O tecido nervoso, por intermédio de conexões celulares diretas, envia prontamente impulsos de natureza elétrica a todo os órgãos, para uma regulação mais imediata. 

Neuronio

Tecido Muscular

      O tecido muscular é composto de  apenas um tipo de célula, de forma alongada, a fibra muscular, Perceba que, neste caso, a fibra é uma célula completa, diferente das fibras do tecido conjuntivo, que são apenas filamentos proteicos. Essas fibras são:

Fibras Musculares Lisas



Fibras Musculares Estriadas



Fibras Musculares Estriado Cardiaco


Tecido Conjuntivo

      É um conjunto de tecidos, o mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais, apresentando-se com vários aspectos e funções. Ele faz preenchimento e conexão entre tecidos e órgãos.


 Tecido Conjuntivo Frouxo e Denso


Tecido Conjuntivo Reticular ou Sanguíneo


Tecido Conjuntivo Adiposo 


Tecido Conjuntivo Cartilaginoso


 Tecido Conjuntivo Osseo

Tecido Epitelial

     Os epitélios são basicamente tecidos de revestimento e proteção do organismo eles recobrem todo corpo dos animais e forram internamente cavidades e canais de diferentes órgãos dos quais desempenham inúmeras funções:


                        Epitélio Simples Cubico                                   



Epitélio Cilíndrico Simples


Epitélio Pseudo Estratificado 


Epitélio Simples Escamoso 


Epitélio Simples Escamoso 


quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Introdução

        Apesar da sua grande complexidade, o organismo animal é constituído por apenas quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Esses tecidos são formados  por células e moléculas da matriz extra celular, não existem como unidades isoladas mas associadas uns aos outros, formando os diferentes órgãos e sistema do corpo.